Saravá ficou uma saudação genérica entre a maioria das casa de Umbanda, independente da sua derivação.
Algumas correntes Umbandistas também usam o Namastê, que siginifica: “o Deus que habita em mim, sauda o Deus que habita em você”. Palavra pequana, mas de um grande significado.
Outras saudações:
Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais;
Okê! Okê Arô! – saudação ao Orixá Oxossi significa Autoridade, rei, que fala mais alto, ou seja salve o Rei que é aquele que fala mais alto.
Ogum iê! – saudação ao Orixá Ogum, significando salve Ogum
Epa Hei – saudação a Orixá Iansã e significa falar com espanto Olá. Esse espanto de grandeza de admiração ao ver o Orixá e dizer a ele Olá Iansã, Olá Oiá.
Ora Aie Ie o – Aieieo – Saudação a Orixá Oxum e significa salve a benevolente mãezinha.
Atotô – saudação para o Orixá Omolu, significando “Silêncio! Ele está aqui!”
Saluba Nanã– saudação a Orixá Nanã Buruquê, cujo significado é: “nos refugiamos em Nanã” ou salve, a senhora do posso, da lama”.
Nas almas – saudação que fazemos aos Pretos-velhos.
Kaô kabecilê! (ou Kaô kabecilê obá) – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa
Laroyê, Exu! Exu é mojubá! – Mensageiro, Exu! Exu a vós meus respeitos!
Oke Aro ou Oke Ode ou Oke Oxossi – Salve, aquele que grita, brada; Sale, o caçador; Salve, Oxossi. També usado como saudação aos Caboclo (Oke, Caboclo).
Xeto, Matomba Xeto – Usada para Boiadeiros. Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte.
Mojubá – significa respeito, os meu respeito. Uma saudação em que a pessoa externa seus respeitos a outra pessoa, orixá ou entidade.
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