Iansã é um Orixá feminino muito famoso no Brasil, sendo figura das mais populares entre os mitos da Umbanda e do Candomblé em nossa terra e também na África, onde é predominantemente cultuada sob o nome de Oiá.
É um dos Orixás do Candomblé que mais penetrou no sincretismo da Umbanda, talvez por ser o único que se relaciona, na liturgia mais tradicional africana, com os espíritos dos mortos (Eguns), que têm participação ativa na Umbanda, enquanto são afastados e pouco cultuados no Candomblé. Em termos de sincretismo, costuma ser associada à figura católica de Santa Bárbara.
Iansã costuma ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela costuma ter acesso), mas principalmente porque Iansã é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, e o senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada.
Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento e, conseqüentemente, da tempestade. Nas cerimônias da Umbanda e do Candomblé, Iansã, ela surge quando incorporada a seus filhos, como autêntica guerreira, brandindo sua espada, e ao mesmo tempo feliz.
Ela sabe amar, e gosta de mostrar seu amor e sua alegria contagiantes da mesma forma desmedida com que exterioriza sua cólera. Iansã é a primeira divindade feminina a surgir nas cerimônias de cultos do Candomblé Deusa da espada do fogo.
Uma de suas atribuições é colher os seres fora-da-Lei e, com um de seus magnetismos, alterar todo o seu emocional, mental e consciência, para, só então, redirecioná-lo numa outra linha de evolução, que o aquietará e facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução.
Texto de: Marco Boeing
ASSEMA CURITIBA
http://www.assemacuritiba.com.br
- Sincretismo: Santa Bárbara
- Saudação: Eparrei Inhasã
- Dia da semana: Quinta-feira
- Data Comemorativa: 04 de dezembro
- Cores: Amarelo (ouro)
- Símbolo: Eruexim (rabo de cavalo com cabo de ferro ou cobre)
- Comidas: acarajé, inhame, broto de bambu
- Bebida: Champanhe
- Domínios: Ventos, cemitérios, taquaral, caminhos, águas
- Elemento: Fogo
- Incompatibilidades: Rato, abóbora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.