Apesar de aceitar e pregar que a Umbanda é religião universalista, que bebe das águas mais puras e cristalinas das fontes das religiões da antiguidade, é difícil conceber que inclua em seu RITUAL celebrações específicas sem que sejam analisadas e compreendidas. É na verdade aquela velha história: Vi , achei bonito, interessante vou fazer também. E "implanta" no seu ritual, desconhecendo a essência e o fundamento do mesmo. Sendo mais direto, vou citar a celebração de Corpus Christi, sempre com muito respeito pelas religiões Co-Irmãs. Vejamos então:
Corpus Christi, do latim Corpo de Cristo, podemos definir como sendo uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta o século XIII. A Santa Igreja, sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo Todo" no pão consagrado. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no ano de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Bem, isso é apenas um "rabisco", mas que consegue perfeitamente expor a essência, o teor da celebração. Sendo assim, temos como afirmar que a celebração de Corpus Christi, é uma celebração "exclusiva" da Igreja Católica, não é para ser incluída como celebração no ritual de Umbanda, como já presenciei em alguns Terreiros de Umbanda, inclusive com as procissões comuns nesta celebração de cunho exclusivamente católico.
Vamos respeitar a celebração de Corpus Christi sim! Cultuar no Terreiro de Umbanda não!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.