Salve Santa Sara Kali! Salve Egunitá! Salve o Povo Cigano!
No dia 24 de maio comemoramos o dia de Santa Sara Kali, na Umbanda é sincretizada com a Orixá Egunitá, que é feminina, de polaridade negativa, absorvente. Egunitá é o Trono Feminino da Justiça, e juntamente com Xangô formam o par vibratório que regem sobre toda a justiça, formando a quarta linha da Umbanda a linha da Justiça.
Santa Sara Kali a padroeira dos Ciganos Encarnados.
A Orixá Egunitá rege a linha de ciganos na Umbanda.
Se alguém foi injusto com você, recorra a ela. Egunitá consome tudo o que é injusto. Mas, cuidado: peça sempre para que ela interceda de acordo com a Lei e a Justiça Divina, pois nossos conceitos de certo e errado ainda estão muito ligados ao mundo terreno, humano. Se for merecedor, esta mãe intercederá a seu favor, não tenha dúvidas. É ela quem executa a Justiça, depois que a Lei Divina é aplicada. Ou seja, a Lei (ar) alimenta a Justiça (fogo), e assim caminham sempre juntas.
Seu elemento é o fogo da purificação; sua vela é laranja ou dourada; sua pedra principal, a ágata de fogo.
Existem muitas histórias a respeito de Santa Sara, mas a mais difundida é a que entre os anos de 44 e 45 d.C., quando o rei Herodes perseguia os cristãos, alguns discípulos de Jesus foram colocados no mar, em embarcações sem remos e sem provisões, entregues à própria sorte. Numa dessas embarcações estavam Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino que, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar. As três Marias entraram em desespero, chorando e rezando. Então, Sara retirou o diklô (lenço) da cabeça, chamou por Kristesko (Jesus Cristo) e fez um juramento: se todos se salvassem, ela seria escrava do Mestre Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta, em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca atravessou o oceano e aportou em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mèr, na França. E Sara cumpriu sua promessa até ao fim de seus dias. Até hoje, o diklô (lenço) é um simbolismo forte entre os Ciganos. Significa a aliança da mulher casada, um sinal de respeito e fidelidade.
Todos os anos milhares de Ciganos de todo o mundo vão para a região de Camargue (Sul da França), onde fica o Santuário de Santa Sara. Os Ciganos peregrinam às margens do mar Mediterrâneo para louvar Santa Sara. Essa peregrinação acontece nos dias 24 e 25 de maio em Saintes-Marie-de-La-Mèr.
Santa Sara é muito invocada para trazer saúde e prosperidade. É também muito cultuada pelas Ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar e como protetora dos partos difíceis. Muitas Ciganas que não conseguiam ter filhos faziam promessas: se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mèr, cumprindo uma noite de vigília e depositando em seus pés, como oferenda, o mais bonito lenço que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas Ciganas receberam esta graça.
Ciganos na Umbanda
Os Ciganos são um povo muito antigo, mas representa uma linha nova de trabalho na Umbanda Sagrada. Inicialmente se manifestaram na Linha do Oriente, mas com o tempo adquiriam uma linha de trabalho própria. Suas giras são muito alegres, divertidas e coloridas. Gostam muito de música e da dança.
A linha de ciganos, na Umbanda, são regidos por Egunitá, esta mãe guerreira. São Guias alegres, que trabalham com fitas, frutas, incensos, música. Seu campo de atuação está principalmente vinculado ao Amor aos trabalhos de Cura ao Dinheiro e a Justiça. Têm uma sabedoria incrível com relação à Magia, e um respeito profundo à natureza como um todo.
Os Ciganos trabalham muito com os consulentes visando à sua prosperidade, à união das famílias, o amor, a cura e também a quebra de magia negra. Gostam muito de dar conselhos visando a prosperidade e a riqueza espiritual
As Ciganas adoram lenços, saias e bijuterias. Os Ciganos também gostam de lenços coloridos, cigarros, colares e brincos. Ciganos e Ciganas gostam de taças com vinho ou champanhe, moedas douradas, leques, flores amarelas, laranjas, vermelhas (rosas, principalmente), incensos. Se você tem problemas nessas áreas, consulte-se com um desses Guias, ou mesmo peça à linha de ciganos que o auxilie. Acenda uma vela, adicione um cálice com água e uma rosa vermelha, acenda um incenso, e até mesmo umas três moedinhas douradas. Acalme o pensamento e peça com fé pela força e proteção desse povo rico e sábio. Você pode se surpreender com os resultados!
Que a alegria, a magia e o colorido dos Ciganos sempre estejam presentes em nossas vidas. Que tenhamos sempre prosperidade.
Salve o Povo Cigano! Salve o Povo do Oriente! Salve a Roda e Salve a Fortuna
PADRINHO JOÃOZINHO DIRETOR EXECUTIVO da ARMAC Membro do FOESP - Fórum das Comunidades de Terreiro e de Tradições de Matriz Afro-Brasileira de SP Vice-presidente da FEUCEM Membro do Conselho de Desenv. Participação da Comunidade Negra de Campinas Dirigente Espiritual do Terreiro da Vó Benedita Membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Campinas Membro do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão no Brasil da OAB
Horários De Atendimento
Segundas - 20 Hs - Mãe Claudete e Pai Joãozinho.
Quartas - 20 Hs - Mãe Marta e Pai Ney.
Sextas --- 20 Hs - Mãe Sueli e Pai Joãozinho.
Sábados - 19 Hs - Mãe Sueli e Pai Joãozinho.
Endereço - Rua Meciaçu 145 Vila Ipê - Campinas SP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguem reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento..."
Joaozinho
sites, caso alguem reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento..."
Joaozinho
paijoaozinho@terreirodavobenedita.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.