Animismo
e mistificação na Umbanda, texto comentado.
Texto
em vermelho são os comentários da Mãe Sueli.
01- Animismo é
a manifestação da própria alma do médium interferindo na comunicação dos
espíritos.
- Todas as
manifestações espirituais tem sempre um percentual de comunicação anímica, o
problema acontece quando este percentual, que deveria ser mínimo, passa a
dominar a comunicação.
- Nestas
situações, os guias tentam de todas as formas chamarem a atenção dos médiuns
para se melhorarem e se aperfeiçoarem em suas comunicações e mesmo em sua vida
em geral, através do estudo e também dos esforços para sua reforma íntima.
_ Sempre me esforcei
para que todos os trabalhadores de nossa Casa se
conscientizassem das responsabilidades e da seriedade necessária para as ações
desempenhadas no Terreiro, todas as ações, sem exceção, quer
sejam de ordem mediúnica ou não.
_ Sempre incentivei
o estudo do Evangelho de Jesus Cristo, das obras básicas de Kardec e de estudos
sérios sobre a Umbanda como forma de aperfeiçoamento pessoal e moral dos
médiuns em primeiro lugar e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos
trabalhos mediúnicos desenvolvidos em nossas Giras.
- Se o médium
não atende a estes avisos, os guias acabam se afastando com o tempo.
- Em muitas
manifestações, com acentuadas características anímicas, observando-se com
atenção, podemos constatar que predominam o engano, o erro e o equívoco, na
maioria das vezes, originados pela falta de estudo e de compreensão das leis de
Umbanda e demais preceitos que regem as incorporações espirituais.
- No animismo
predominam o erro e a ignorância, não é comum a intenção de prejudicar.
- Exemplos
comuns das manifestações predominantemente anímicas:
- Guia receita
um banho de ervas para o consulente e o médium diz que é para ele fazer um
banho de sete ervas.
- Guia receita
para que o consulente faça um agrado aos Orixás (em casa) e o médium diz que é
para ele fazer uma oferenda (mata, cemitério, etc.)
- Quando o
médium muitas vezes incorpora em suas manifestações os gestuais, trejeitos e
falas, característicos de outras entidades.
- Quando os
guias se afastam os médiuns, na maioria das vezes, acabam sendo vítimas de
mistificação.
_ Com relação a
estes temas, há muito tempo tenho reafirmado a cambonos e médiuns da
necessidade de seriedade e responsabilidade para com as orientações passadas
aos consulentes.
_ Sempre enfatizamos
que o cambono é o responsável pelo médium incorporado, devendo se comportar com
respeito e atenção para que não ocorram enganos ou mal entendidos que possam
colocar em risco a saúde física e emocional dos consulentes.
_ Com relação aos
médiuns, especificamente, orientamos sempre para que sejam sinceros com relação
a sua condição pessoal quando se apresentam para o trabalho.
_ Caso não se sintam
bem, deverão procurar o Pai ou Mãe da gira para receber assistência e, se após
receberem este auxílio, ainda não se sentirem em condições para o trabalho, não
deverão fazê-lo.
_ Os banhos de ervas
recomendados em nosso regulamento e pela direção do Tereiro são:manjericão, alecrim,
hortelã, levante, arruda, pétalas de rosa branca e sal grosso.
Observação
importante: Sempre que os guias recomendarem banhos com estas
ervas, devemos, por precaução, perguntar aos consulentes se são alérgicos ou se
possuem alguma sensibilidade em relação às plantas recomendadas.
Também existe a
alternativa de recomendar o banho de chuveiro, do dia a dia mesmo, onde os
consulentes deverão fazer suas orações com muita fé e respeito, enquanto tomam
o banho, mentalizando a água caindo por todo o corpo, limpando e afastando todo
tipo de energia negativa e consequentemente restaurando a saúde e o equilíbrio
físico e espiritual.
Este banho que
acabamos de descrever também serve, e muito, para os trabalhadores do Terreiro,
em nosso dia a dia e também antes das giras, nos casos em que não se dispõe das
ervas ou não se dispõe do tempo necessário para fazer o banho de ervas
tradicional.
02- Mistificação:
enganar, mentir, iludir, fingir, sendo muito comum à intenção de prejudicar ou
obter vantagem para si ou para terceiros.
- O médium mistifica quando se
diz incorporado, quando na verdade, não existe nenhum guia se manifestando
através dele.
- Podemos dizer que a
mistificação é uma falsidade ideológica espiritual.
- Exemplos mais comuns das
manifestações com características de mistificação:
- Guias que se preocupam com
as horas.
- Guias que receitam
medicamentos: tome um doril que passa.
- Guias que receitam
treinamentos em academias.
- Guias que dizem estar com
fome etc.
- Guias que orientam para
jogos, loterias, previsões, amarrações, práticas de vingança e malfeitos em
geral.
_ É necessário muita
atenção dos cambonos e médiuns, 99% de nossos médiuns, são médiuns conscientes,
isto é, tem consciência do que está acontecendo quando incorporam os guias.
Esta atenção deve
ser redobrada quando os guias receitam banhos, chás, acendimento de velas ou
eventuais outros tratamentos, para que tudo seja feito de acordo com o que o
guia passou e principalmente se o que foi passado está em conformidade com o
Regulamento do Terreiro.
_ É terminantemente
proibido situações em que consulentes sejam orientados a fazer entregas,
trabalhos, oferendas, em encruzilhadas, cemitérios, matas, etc., evitando assim
situações extremamente perigosas, tanto do ponto de vista material como
espiritual, que poderiam trazer sérios prejuízos aos consulentes e colocar os
médiuns e o próprio Terreiro em situações extremamente constrangedoras.
_ Observação importante:
Caso os guias orientem alguma entrega, trabalho ou oferenda, estas só poderão
ser feitas pelo cambono chefe ou médiuns, desde que comunicadas e autorizadas
pelo Pai ou Mãe da Gira.
_ É proibido aos médiuns ou
cambonos fazerem trabalhos, descarregos, limpezas ou qualquer tipo de
atividades mediúnica fora do Terreiro.
03- Fumo e
bebida:
- Devemos dar
especial atenção a estes dois itens muito importantes e também muito
controversos na Umbanda.
- São dois
elementos que, em seus componentes, carregam qualidades magísticas muito
importantes para que seja possível desintegrar, afastar ou limpar energias
negativas e densas, causadoras de desequilíbrios físicos e espirituais.
- O consumo
abusivo destas substâncias pode acarretar sérios problemas aos médiuns, tanto
físicos quanto espirituais.
- Recomendação
muito importante, nas Giras em geral, é a observação e acompanhamento por parte
de Pais, Mães e dirigentes de todos os médiuns que, no exercício de suas
atividades, façam uso destas substancias, para que sejam evitados abusos,
muitas vezes provocados por situações anímicas ou mistificadas, colocando em
risco não só o médium, mas também os consulentes e o próprio Terreiro.
- Lembrando
também que é nosso dever orientar aos médiuns que não é permitido bebida e fumo
para menores de idade e que dirigir embriagado é infração de transito
gravíssima.
_ Mais uma vez fica
claro a responsabilidade e a seriedade que devem prevalecer nas atividades
mediúnicas. As leis existem e deverão ser respeitadas por todos e o fato de
sermos umbandistas não nos colocam acima da lei.
Muito ao contrário,
seria grande ingenuidade pensar que se dizendo umbandista e dizendo que os
guias é que fizeram uso do álcool, poderíamos escapar das multas e penalidades
decorrentes de ser pego pela polícia dirigindo com volume de álcool no sangue,
acima do que determina a lei.
_ Sobre a
necessidade da presença de maior número de pessoas na gira de desenvolvimento:
_ Para que fique bem
claro, quando se cobra a presença na gira de desenvolvimento da maior
quantidade possível de pessoas, excetuando-se as situações de trabalho, estudo
ou doença, esta exigência não é apenas uma questão de ordem pessoal, vinculada
ao orgulho e a vaidade dos dirigentes do Terreiro.
_ Vai muito mais
além das aparências, se o objetivo fosse apenas padronizar as falas e as ações
praticadas no Terreiro, só este único fator, já seria um motivo mais que
suficiente.
_ No entanto,
existem outros vários motivos, sejam de ordem prática, física, psíquica,
espiritual ou moral.
_ Quando falamos de
estudo, de compartilhar conhecimentos e vivências práticas na Umbanda estamos
trabalhando para que todos possam ter a oportunidade de evoluir, de se
aperfeiçoar, tanto em suas vidas pessoais quanto nas práticas espirituais da
Umbanda.
_ Somente através do
trabalho e do estudo continuado é que poderemos colaborar para nossa evolução,
para a evolução do nosso Terreiro e para a evolução de nossa Umbanda sagrada.
_ Trata-se de
cumprir com nossas responsabilidades junto aos Orixás, guias e entidades que
têm os mesmos compromissos com a evolução continuada, compromissos estes que
são à base de todo o progresso espiritual e também do nosso progresso
individual e coletivo, enquanto trabalhadores da religião de Umbanda.
_ Temos a
obrigação moral de nos lembrarmos sempre de que em matéria de estudos
espiritualistas:
Todos
somos aprendizes
Link para acesso
direto ao regulamento do Terreiro da Vó Benedita:
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