Horários De Atendimento

Segundas - 20 Hs - Mãe Claudete e Pai Joãozinho.
Quartas - 20 Hs - Mãe Marta e Pai Ney.
Sextas --- 20 Hs - Mãe Sueli e Pai Joãozinho.
Sábados - 19 Hs - Mãe Sueli e Pai Joãozinho.


Endereço - Rua Meciaçu 145 Vila Ipê - Campinas SP.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA SOBRE O FUNCIONAMENTO DE PRÁTICAS RELIGIOSAS

Nosso Terreiro, o Terreiro da Vó Benedita foi tema de uma Pesquisa Cientifica por alunas da UNINOVE de SP, do curso de psicologia, o tema abordado foi o Casamento Coletivo e principalmente o Casamento Homoafetivo e a Homosexualidade na Umbanda, a intenção em divulgar esse estudo não é afrontar a opinião de ninguem, apenas é uma forma de afirmar que TODOS TEMOS O DIREITO DE SER FELIZES NESSA VIDA, muito obrigado as pesquisadoras pelo olhar carinhoso e respeitoso a nossa casa.
Por favor leiam sem pressa e reflitam:





INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA SOBRE O FUNCIONAMENTO DE PRÁTICAS RELIGIOSAS


KARINA FERREIRA DE ALKMIM
PRISCILA FERNANDA DO VALLE
RENATA ROCHA SANTOS MONTEIRO
                                                                                                     










Relatório final de Estágio Profissionalizante em Organizações, turma 8°A3 do curso de Psicologia, sob supervisão da Prof.ª Dra. Rosileny Alves dos Santos Schwantes.
 

 




                                                                                  
                                                                               




UNINOVE
SÃO PAULO – SP
2016



Introdução
A
proposta deste estágio profissionalizante em organizações é de apresentar ao
grupo de estagiários uma proposta de oficina empírica de leitura e de escrita
em linguagem científica de um tema tabu como a ciência da religião. Tem como
quanto profissional. Seja como psicólogos atuantes nas mais diversas áreas da
meta desenvolver estas habilidades tão necessárias tanto na vida acadêmica,
comunicação verbal e escrita. Visa com isso que os formandos articulem saberes
profissão, seja como pesquisadores, ou ainda como acadêmico, são fundamentais a clareza, objetividade e a perspectiva da imparcialidade metodológica na
propostas e renunciando aos saberes e preconceitos estabelecidos pelo
de sua área de ciência, desenvolvendo mais o espírito, a atitude e os pensamentos críticos e investigativos postulando de forma adequada suas senso-comum. Por eleição em sala de aula as estagiárias optaram por pesquisar a
de redes sociais, fizemos contato inicialmente através de redes sociais e
religião de matriz africana Umbanda, por ser um tema atual, polêmico, e cheio de pré-conceitos. Buscamos contatos com líderes espirituais da Umbanda através
posteriormente por aplicativo de smartphone, agendamos  e demos andamento a pesquisa.

 Apresentaremos a Umbanda, uma religião de
matriz africana, as informações obtidas são baseadas em visitas realizadas ao
terreiro da Vó Benedita do Congo, relatos de filhos de Santo, Pai e Mãe de
Santo e participação no evento Águas de São Paulo. O Terreiro da Vó Benedita do
Congo está localizado na Vila Ipê, na cidade de Campinas- SP CEP: 13044-345 foi
fundado no ano de 2003.

O
objetivo desta pesquisa é investigar como é tratada a questão da sexualidade
durante as práticas religiosas, e também se os orixás interferem na orientação
sexual dos filhos de santo e como são tratados o casamento e a aceitação das
relações homo afetivas, a celebração do casamento homo e heterossexual e como os
praticantes da religião se preparam para as práticas religiosas. 



1.     Umbanda

1.1  – Dados
Introdutórios da Organização


Nome da organização:
Terreiro de Umbanda da Vó Benedita do Congo

Nome fantasia: Terreiro
da Vó Benedita

CNPJ: 22.747.762/0001-99
Endereço: Rua Meciaçu,
145- Vila Ipê- Campinas SP CEP: 13044-355.

Telefone: +55 19
3305-4658

Corpo mediúnico: 143
Site:

Líderes
Religiosos: Pai Joãozinho Galerani / Mãe Sueli de Iansã


Pesquisadoras:
Karina Ferreira de Alkmim; Priscila Fernanda do Valle e

                         Renata Rocha Santos
Monteiro









Parecer
Religião
considerada brasileira que cultua entidades com características regionais. A
Umbanda originou-se de cultos de matrizes africanas, vindo do povo negro que
praticavam sua fé e culto aos orixás atrelados ao sincretismo para manter sua
cultura e religiosidade vivas. Tornando além de uma manifestação de fé, mas de perseverança
linguagem ioruba, que impossibilitavam seus donos de compreendem seus louvores e
e resistência. Os seus cultos aconteciam nas senzalas e matas, realizados e
clemencia aos orixás que eram simbolizados por santos da igreja católica.

Anunciada
em 1908, a Umbanda é uma religião construída com elementos sistematizados de
outras religiões cristãs, espiritas e do candomblé. Seu marco inicial ocorreu
no sudeste Brasileiro, no Rio de Janeiro, quando Zélio Fernando de Morais, um
diferenciavam momentaneamente, o que foi de estranhamento de sua família, que
jovem preste a ingressar na Marinha, passa apresentar comportamentos que
nomeou esses comportamentos leigamente de ataques.

Após
analise e acompanhamento médicos, nada foi diagnosticado, e o profissional da
saúde orientou os familiares a leva-lo e procurar auxilio religioso com Padres,
porém seu pai, adepto do espiritismo o levou na Federação Espirita de Niterói,
contrariou as regras da instituição espirita, consequentemente, Zélio
onde incorporou e levantou da mesa para apanhar uma flor, atitude que incorporou espíritos de índios e negros, que foram orientados pelo diretor dos
espíritos não evoluídos, repreendendo as manifestações destes espíritos. O
trabalhos na federação que não poderiam se manifestar, sendo orientados como espírito então em Zélio, se pronunciou, indagando a rejeição daqueles espíritos
próximo dia, na casa de Zélio iniciaria o culto aos espíritos de negros e
pela instituição, apontando a rejeição da Federação, por se apresentarem com suas origens em negros e índios, suas origens sociais e cor. Declarando que no índios, que assim poderiam passar suas mensagens, anunciando-se como Caboclo
das Sete Encruzilhadas.

Na
data anunciada pelo Caboclo, membros da Federação Espirita estavam presentes
para constatar a veracidade e a procedência do anuncio feito na noite anterior
acompanhado por uma multidão que buscavam auxilio.

Fundada
com normas e condutas baseadas na prática da caridade, neste dia iniciou os
cultos de Umbanda. Independente de suas vertentes a Umbanda é formada pelo sincretismo
católico aos orixás, como seus fundamentos e conceitos. Assim, oficialmente
cultua os orixás, porem, também entidades como caboclos pretos velhos baianos e
nasce a Umbanda, uma religião de matriz africana, que assim como o candomblé,
outras entidades de características regionais Brasileiras.

Como
proposta inicial o objetivo da Pesquisa Cientifica deste projeto propende
compreender o processo que a instituição escolhida aborda a sexualidade. Dentre
as visitas podemos compreender que como Rudof Otton trás, o sagrado é uma
havendo possibilidade de evoluir racionalmente, através de percepções
categoria composta que apresenta componentes racionais e irracionais, não
próprio espírito. Assim, através da compreensão do sagrado o indivíduo passa a
sensoriais deixando o indivíduo como uma tabula rasa, no que diz respeito ao agir e articular com os membros que compartilham a mesma religião. Para
tema. Trazendo como compreensão o que Rudolf Otton chama de “numinosum”, para
C.G.Jung devemos compreender o que é Religião antes de abordamos e analisar o Jung a consciência de observação, ou seja, a independência de vontade. Segundo
rítmicos fluídos dos atabaques.
Jung, as religiões utilizam de processos e rituais para liberação dessa consciência, como cânticos, sons, meditações. Conforme acompanhamos, a
organização em pesquisa utiliza de meditações como orações, cânticos e sons

Dentre
a vertente de sexualidade, o Terreiro Vó Benedita aborda de forma ampla a
sexualidade, notoriamente o que nos aproximou a organização objetivamente
trata-se do projeto de casamento coletivo que atende casais carentes, indefere de
gênero. O que C. G Jung aborda ao apresentar o corpo como símbolo desprendido, relacionado
assexuada, mas a “energia vital”, sendo apenas sexual em alguns sentidos.
com as províncias da alma. O mesmo articula que sentido a libido oposto a
Freud, defendendo o conceito que a libido é uma expressão não exclusivamente


1.2  – Visitas

             Para iniciar a pesquisa uma das integrantes
deste grupo através do coletivo chamado Manifesto Crespo, obteve informações
sobre um casamento coletivo que é realizado pelo Pai Joãozinho Galerani. A
mesma enviou uma mensagem In Box para o Pai de santo que
respondeu informando o seu contato pessoal, a estagiária informou que estava iniciando
uma pesquisa sobre sexualidade na umbanda e que gostaria da sua contribuição
participarem de um evento que seria realizado em 08/10/2016, o evento Águas de
para a pesquisa, o mesmo aceitou prontamente e convidou as estagiárias para
de Umbanda da Vó Benedita do Congo, e outros líderes espirituais influentes na
São Paulo, e neste dia as estagiárias conheceram o líder religioso do terreiro disseminação das religiões de matrizes africanas, este evento teve como
africanas, neste evento também foram tratados o tema intolerância religiosa.
objetivo principal a valorização e conscientização das religiões de matrizes

Durante
o evento houve apresentações de grupos de Afoxé, cantores de músicas
especificas da religião, líderes religiosos, falaram sobre a importância da religião
e sobre a intolerância religiosa e racial enfatizando a importância do evento
imagem da Mãe Preta com passeata do Vale do Anhangabaú até o largo do Paissandu
para todos os praticantes. Durante o evento foi realizado o ritual de lavagem da
onde está localizada a imagem.

 Após a participação deste evento as estagiárias
foram convidadas pelo Pai Joãozinho Galerani a visitar o terreiro de Umbanda da
Vó Benedita do Congo, localizado na cidade de Campinas SP.

 Em 29/10/2016 as estagiárias foram para Campinas
visitar o terreiro, localizado na Rua Meciaçu- 145- Vila Ipê-Campinas SP. Ao
chegar foram recebidas pelo Pai Joãozinho que apresentou o terreiro. É um local
simples, e pequeno na avaliação do líder religioso que expôs que já teve
frequentadores, porém ele optou por manter o endereço, pois considera
oportunidade para mudar a localização do terreiro devido ao aumento de
terreiro se apresenta com duas portas de aço, o ambiente interno possui algumas
importante a aproximação física das pessoas para que haja troca de energia, o
formando um espaço no corredor central para a entrada dos visitantes que vão
cadeiras para os visitantes, pela disposição das cadeiras, formam duas fileiras tomar passe e fazer consultas. Do lado direito forma um corredor estreito que
corredor alguns visitantes ficam em pé, na parede possui uma prateleira com
leva ao banheiro que também é utilizado como vestiário para troca de roupa dos filhos de santo, que não chegam com suas vestimentas para a gira. Neste mesmo pequenos vasos que guardam “a energia” dos participantes do terreiro, há uma
participantes, uma caixa de som que transmite música ambiente antes de começar
geladeira utilizada para guardar as bebidas e os alimentos que são oferecidos às entidades. Na parede do lado esquerdo há uma televisão, onde passam todos os comunicados referentes à agenda do terreiro, propagandas de comércios dos a gira, há dois certificados fixados na parede, algumas guias e dois pequenos
para higienização das louças, no teto possui um ventilador.
aquários. Na parede da frente possui quadros de eventos de umbanda, quadro de um preto velho algumas imagens de santos, uma prateleira com louças utilizadas
para oferecer comidas bebidas para os orixás durante os trabalhos e uma pia

Após a apresentação do ambiente o líder religioso iniciou-se uma conversa informal o
Pai de Santo relatou sobre os casamentos homo afetivos, como foram realizados,
que não foi uma ideia somente dele houve a colaboração da Alessandra Ribeiro da
pois foi o primeiro a celebrar o casamento coletivo e homo afetivos, relatou Comunidade Jongo Dito Ribeiro – Casa de Cultura Fazenda Roseira, falou também
umbandista e foi uma linda cerimônia com a junção das duas crenças.
que um dos casamentos que celebrou, um dos noivos era católico e o outro

As estagiárias indagaram se os orixás interferem na orientação sexual de seus
“cavalos” e se há algum tipo de iniciação sexual na religião e como a sexualidade
é tratada no terreiro. O Pai respondeu que não há interferência dos orixás na
terreiro sendo assim, homens podem e incorporam pomba giras e mulheres podem
opção sexual nem nas características físicas dos filhos de santo fora do
ou ritual que seja vinculado a sexo nas práticas da umbanda. Relatou que no
incorporar preto velho, por exemplo, que não há nenhum tipo de iniciação sexual
santo que nos relataram suas experiências pessoais sobre os temas questionados.
terreiro onde ele é líder não há nenhum tipo de preconceito em relação às
questões homo afetivas. Inclusive nos apresentou para alguns de seus filhos de

O líder religioso nos apresentou para um de seus filhos de santo, com o qual
iniciamos nossa entrevista. O entrevistado foi um rapaz de 21 anos que expôs
autorização para a gravação da entrevista, e foi explicado qual o tema seria
sua orientação sexual ao pouco tempo para sua família e amigos. Pedimos a abordado e que a gravação seria somente usada para fins acadêmicos, o mesmo
dificuldade na aceitação da sua orientação sexual e que após iniciar na Umbanda
concordou com a gravação. Após a apresentação da proposta o entrevistado começou a fazer o seu relato informando que é homossexual e que tinha se sentiu mais confortável para aceita-la e assumir perante aos familiares e
pai e irmão estão em processo de aceitação.
amigos, sua mãe e sua cunhada que são umbandistas aceitaram com facilidade seu

Após esta entrevista o Pai Joãozinho nos apresentou dois Pais Pequenos da casa que o
Pai celebrou o casamento quando ainda eram filhos de santo. Solicitamos a
Iniciaram sua fala relatando que já participaram de outros terreiros onde não
autorização de gravação após explicar o motivo da entrevista, ambos concederam.
não era possível a realização do matrimonio entre dois homens, diferente do que
havia impedimento da participação nas giras, mas havia um preconceito velado e encontraram no terreiro que frequentam atualmente, onde foi realizado o
cerimônia os noivos não incorporam nenhum orixá, o líder religioso faz a benção
casamento utilizando todos os rituais e símbolos presentes na religião, este casamento tem validade dentro da umbanda, mas não tem validade legal. No dia da
incorporam, um deles incorporam Preto Velho, sete Ciganos, Baiano, Pomba Gira,
desincorporado e após essa parte da celebração é passado para as entidades da casa para darem a benção final. Ambos foram questionados sobre quais entidades Exu e Erê. O outro Oxóssi, Iansã, Ogum, Iemanjá, Baiano, Preto Velho e Preta
terreiro.
Velha, mesmo sem questionamento o entrevistado já pontuou que independentemente da orientação sexual o filho de santo pode receber entidades femininas e
masculinas, que não interfere em nada na sexualidade e nem na vida fora do

Fomos apresentadas a terceira entrevistada, uma jovem de 18 anos, participante de
movimentos sociais na cidade de Campinas, atua na casa de cultura fazenda Roseira,
desenvolve atividade com jovens do movimento LGBT, e outros movimentos sociais
entrevista, a mesma concedeu. A entrevistada foi questionada se há orientação
na cidade. Solicitamos a autorização de gravação após explicar o motivo da sexual e como são tratadas as questões de sexualidade para os jovens dessa
orientação sexual que o importante é fazer caridade, o principal objetivo de um
religião. Relatou que não há nenhuma regra formal em relação à sexualidade ou terreiro de Umbanda é acolher as pessoas independentemente de cor, orientação
respeito, com o praticante da religião e o próximo.  As estagiárias questionaram a respeito da
sexual e classe social, não há necessidade de nenhum padrão para ser praticante da umbanda. A religião não impõe nenhuma norma, sendo sempre uma questão de
iniciação sexual para os jovens da religião, se há necessidade de castidade
como em outras religiões, a entrevistada relatou que não há necessidade, deste
que este jovem tenha consciência de seus atos, pois perante a sociedade ele não
é somente um indivíduo, é membro de uma comunidade e todas as suas ações
relatou que há necessidade de um resguardo do corpo antes de ir ao terreiro
representam a mesma, por isso estes jovens preservam suas imagens. A mesma
não pratica relações sexuais ou bebe em excesso, evita o consumo de carne
para participar de alguma atividade por uma questão de equilíbrio de energia
ritual de Umbanda.
vermelha. Ao ser indagada se há alguma questão sexual durante algum ritual, a
entrevistada relatou que desconhece qualquer prática sexual durante algum

1.3   
– Análise

 De acordo com o que acompanhamos de
orientações teóricas entre o Sagrado de Otto, e as abordagens e levantamento
sobre a sexualidade de C. G Jung ao decorrer das pesquisas realizadas em campo,
a compreensão do respeito multo ao próximo, tornando o grande primórdio a
preconceito quanto à orientação sexual, cor ou raça. Salientando que a
felicidade do indivíduo em sua totalidade, abstruindo qualquer resquício de
prevenção e saúde em seu total. Conforme constatamos em visitas e conversas com
organização acompanhada orienta seus membros sobre a importância de cuidados,
todos que buscam auxilio, sem conotações e discriminações de identidade de
membros do Terreiro Vó Benedita, a Umbanda prega que todos são iguais, e acolhe gênero e escolha sexual. Como descrito por C. G. Jung, sobre os arquétipos a
sendo cada membro guiado por suas entidades espirituais que, conforme orientado
Umbanda visa potencializar as habilidades espirituais, desenvolvendo em processos religiosos as características habilidosas dentre o âmbito de fé, pelo líder religioso, não interfere em suas escolhas pessoais, ou mesmo
descrição de arquétipos feita por C. G. Jung.
sexuais. Esses mentores orientam os membros em suas missões, retornando a

1.4   
Conclusão

      Esse estágio nos proporcionou um rico conhecimento empírico sobre a
Umbanda, nos trazendo uma nova dimensão de entendimento e saber.
Observamos que os adeptos da Umbanda possuem valores sólidos, valorizam sua
cultura, são estudiosos de sua base religiosa. Com apoio dos membros do
terreiro, abordamos o tema, a sexualidade, de uma forma leve e agradável que
enriqueceu todos os envolvidos, com trocas de relatos e experiências baseadas
em respeito amor e fé.

1.5    – Agradecimentos
“Não posso provar a você que Deus existe, mas meu trabalho provou empiricamente que o “padrão de Deus” existe em cada homem, e que esse padrão (pattern) é a maior energia transformadora de que a vida é capaz de dispor ao indivíduo. Encontre esse padrão em você mesmo e a vida será transformada.”.
C. G. Jung
                 
“Nossos sinceros agradecimentos a todos os membros do Terreiro da Vó Benedita do Congo. Agradecemos aos membros que se deporão a compartilhar suas histórias de vida, suas histórias dentro da religião e de fé. Aos lideres religiosos da organização. Ao Pai Joaozinho Galerani, com respeito e cumplicidade compartilhou seus conhecimentos e nos recebeu para evolução e desenvolvimento do projeto.”


Referências
Bibliográficas

Otto Rudolf. O
Sagrado, os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o
racional. Editoras Vozes, 2007.

Jung Carl
Gustav. Psicologia e Religião. Editora Vozes, 1984



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