Presentes: João, Sueli, Joãozinho, Sandreli, João Gustavo, Jorge Felipe, Douglas, Rafael, Luiz, Anderson, Renato, Eduardo, Guilherme, Fátima, Camila, Cristiane, Augusta, Sandra, Isabela, Michelle, Ana, Hosana, Jaqueline, Carolina, Lucy, Afonso e Machado.
Apresentação do Guilherme, novo membro da corrente;
Foi dito sobre a deitada do Afonso, do Renato e do Luiz, que deverão no dia se resguardar, não comendo carne e trazendo uma vela de 7 dias da cor de cada santo, por exemplo, do Afonso vela vermelha, do Renato marrom e do Luiz verde; uma pemba da cor de cada santo; uma toalha de banho branca virgem; uma quartinha (sem asas) na cor de cada orixá dos médiuns e um obi. Todos deverão trazer as esposas para amadrinhar o médium no ritual. Esses médiuns deverão ficar 2 dias sem lavar a cabeça.
Sueli explica que a deitada pro santo é uma aproximação do médium com o orixá, diferente do candomblé, que tem um ritual mais diferenciado. Fala também que nas giras de sextas-feiras no momento em que se canta para as 7 Linhas da Umbanda, quem tiver sentindo alguma vibração, que pode se soltar e deixar o orixá se manifestar, pois se tem alguém sentindo a vibração é porque o Orixá necessita estar ali por algum motivo.
Sueli e Joãozinho explicam a importância dos banhos antes de cada trabalho com manjericão, ou alecrim, ou rosa branca, ou sal marinho, ou com a erva específica de cada santo, por exemplo espada de São Jorge para os filhos de Ogum, etc. Até mesmo banho de sal grosso caso esteja se sentindo muito carregado. Os banhos recarregam e dão mais energia, mas pra isso é preciso ter cautela no que colocar no banho, usar sempre a erva certa.
Outro assunto abordados por eles foi a limpeza das guias, sempre lavar na água corrente, deixar um dia inteiro com água e sal grosso e uma noite inteira na lua nova, cheia ou crescente e novamente colocar no sol.
Na Gira de Todos os Santos/ Orixás, todos devem fazer seus pedidos e agradecimentos para seu orixá de cabeça, aproveitando esse momento tão belo.
Fica no dia de hoje então, fechado o ciclo de desenvolvimento e que nas próximas giras irá ser da Corrente da Medicina, do Oriente, Cigana, etc.
Sr. João expõe juntamente com a Lucy, que as pessoas que estão levando vela da casa, o cambono não está avisando que precisa trazer uma outra na próxima vez. E diz que quem quiser ir embora mais cedo da gira, não tenho nenhum problema, mas precisa pedir licença para uma entidade que estiver desocupada, para não atrapalhar o andamento das entidades que estão consultando. E também quando sair, precisa ir embora rápido, não ficar na porta conversando, o que pode ser bastante perigoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.