*Débora
Caparica
Muito
se fala a respeito dos Exus, mas pouco se entende. Tendo isto em vista, vamos
tentar colocar em palavras mais simples a respeito dos
mesmos.
Exus são espíritos que já encarnaram na terra. Na sua
maioria, tiveram em encarnações anteriores cometidos vários crimes ou viveram de
modo a prejudicar seriamente sua evolução espiritual, sendo assim estes
espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática da
caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda.
Desta forma
estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas,
onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc. de seus
consulentes. Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhosCiganos,
Baianos, etc), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa
ser praticada.
Exú é Mau?
Muitos acreditam que nossos amigos Exus são demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que podem provocar.
Exú é neutro,
quem faz o mal são os médiuns que utilizam os Exús para fazerem trabalhos que
prejudiquem outras pessoas.
Na verdade o
mal ou o bem, como já afirmamos é produto da vontade e da evolução do próprio
homem e Exu esta acima do bem e do mal, sentimentos esses pertencentes a
evolução humana.
Com o passar
do tempo, os brancos tomaram conhecimento dos sacrifícios que os negros
ofereciam a Exu, o que reafirmou sua hipótese de que essa forma de incorporação
era devido a demônios.
As cores de
Exu, também reafirmaram os medos e fascinação que rondavam as pessoas mais
sensíveis.
De um texto extraído do livro “ O Guardião da Meia- Noite”
podemos ter uma idéia de quem é Exú:
“Não derrubo quem não merece, nem elevo quem não fizer
por merecer.
Não traio ninguém, mas não deixo de castigar um
traidor.
Não castigo um inocente, mas não perdôo um
culpado.
Não dou a um devedor, mas não tiro de um
credor.
Não salvo a quem quer perder-se, mas não ponho a perder
quem quer salvar-se.
Não ajudo a morrer quem quer viver, mas não deixo vivo
quem quer matar-se.
Não tomo de quem achar, mas não devolvo a quem
perder.
Não pego o poder do Senhor da Luz, mas não recuso o
poder do Senhor das Trevas.
Não induzo ninguém a abandonar o caminho da Lei, mas
não culpo quem dele se afastar.
Não ajudo quem não quer ser ajudado, mas não nego ajuda
a quem merecer.
Sirvo à Luz. Mas também sirvo às Trevas.
Sirvo à Luz. Mas também sirvo às Trevas.
No meu reino eu mando e sei me
comportar.
Não peço o impossível,
mas dou o possível.Nem tudo que me pedem
eu dou, mas nem tudo que dou é porque me pediram.Só respeito a Lei do
Grande da Luz e das Trevas e nada mais.”
Mas Então Quem
É Exu?
Exu, termo originário do idioma Yorubá, da Nigéria, na
África, divindade afro e que representa o vigor, a energia que gira em
espiral.
No Brasil, os
Senhores conhecidos como Exus, por atuarem no mistério cuja energia prevalente é
Exu, e tanto assim, em todo o resto do mundo são os verdadeiros Guardiões das
pilastras da criação. Preservando e atuando dentro do mistério
Exu.
Ele é o
guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os
homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar
recado.
Verdadeiros cobradores do carma e responsáveis pelos
espíritos humanos caídos representam e são o braço armado e a espada divina do
Criador nas Trevas, combatendo o mal e responsáveis pela estabilidade astral na
escuridão. Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo
seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.
Em seus
trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos
por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos e desobsessões retirando os
espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que
possam cumprir suas penas em outros lugares do astral
inferior.
Seu dia
é a Segunda-feira, seu patrono é Santo Antônio, em cuja data comemorativa tem
também sua comemoração. Sua roupa, quando lhe é permitido usá-la tem as cores
preta e vermelha, podendo também ser preta e branca, ou conter outras cores,
dependendo da irradiação a qual correspondem. Completa a vestimenta o uso de
cartolas (ou chapéus diversos), capas, véus, e até mesmo bengalas e punhais em
alguns casos.
É claro que
em determinados lugares, eles se apresentarão de maneira diversa. Em centros
espíritas, podem aparecer como "guardas". Em caravanas espirituais, como
lanceiros. Já foi verificado que alguns se apresentam de maneira fina: com
ternos, chapéus, etc.
Eles
têm grande capacidade de mudar a aparência, podem surgir como seres horrendos,
animais grotescos, etc.
Algumas palavras
sobre os exus:
· Tem palavra e a
honram;· Buscam
evoluir; · Por sua função cármica de
Guardião, sofrem com os constantes choques energéticos a que estão
expostos; ·Afastam-se daqueles que atrasam a sua evolução; · Estas Entidades mostram-se sempre justas, dificilmente demonstrando emotividade, dando-nos a impressão de serem mais "Duras" que as demais Entidades;· São caridosas e trabalham nas suas consultas, mais com os assuntos Terra a Terra; · Sempre estão nos lugares mais perigosos para a Alma Humana;
“Pela Misericórdia de DEUS, que me
permitiu a convivência com essas Entidades desde a adolescência, através dos
mais diferentes filhos de fé, de diferentes terreiros, aprendi a reconhecê-los e
dar-lhes o justo valor. Durante todos estes anos, dos EXÚS, POMBO-GIRAS e MIRINS
recebi apenas o Bem, o Amor, a Alegria, a Proteção, o Desbloqueio emocional,
além de muitas e muitas verdadeiras aulas de aprendizado variado.
Esclareceram-me, afastando-me gradualmente da ILUSÃO DO PODER. Nunca me pediram
nada em troca. Apenas exigiram meu próprio esforço. Mostraram-me os perigos e
ensinaram-me a reconhecer a falsidade, a ignorância e as fraquezas humanas.
Torno a repetir, jamais pediram algo para si próprios. Só recebi e só vi neles
o Bem.” –
Método e Atuação dos Exus
A maneira dos Exus atuarem, às vezes nos choca, pois
achamos que eles devem ser caridosos, benevolentes, etc. Mas, como podemos
tratar mentes transviadas no mal? Os exus usam as ferramentas que sabem usar: a
força, o medo, as magias, as capturas, etc.
Os exus, como
executores da Lei e do Karma, esgotam os vícios humanos, de maneira intensiva.
Às vezes, um veneno é combatido com o próprio veneno, como se fosse a picada de
uma cobra venenosa. Assim, muitos vícios e desvios, são combatidos com eles
mesmos. Um exemplo, para ilustrar:
Uma
pessoa quando está desequilibrada no campo da fé, precisa de um tratamento de
choque. Normalmente ela, após muitas quedas, recorre a uma religião e torna-se
fanática, ou seja, ela esgota o seu desequilíbrio, com outro desequilíbrio: a
falta de fé com o fanatismo. Parece um paradoxo? Sim, parece, mas é extremamente
necessário.
Outro exemplo é o vicio as drogas, onde é preciso de algo
maior para esgotar este vicio: ou a prisão, a morte, uma doença,
etc.
A Lei é
sempre justa, às vezes somente um tratamento de choque remove um espírito do mau
caminho. E são os exus que aplicam o antídoto para os diversos
venenos.
Os Exus estão ligados de
maneira intensiva com os assuntos terra-a-terra (dinheiro, disputas, sexo,
etc.). Quando a Lei permite, Eles atendem aos diversos pedidos materiais dos
encarnados.
Se tiver
alguém para te assaltar ou te matar, os Exus te ajudam a se livrar de tais
problemas, desviando o bandido do seu caminho, da mesma forma a Pomba-Gira, não
rouba homem ou traz mulher para ninguém, são espíritos que conhecem o coração e
os sentimentos dos seres humanos e podem ajudar a resolver problemas conjugais e
sentimentais.
Para
finalizar, se você vier pedir a um Exú de Lei para prejudicar alguém, pode
estar certo que você será o primeiro a levar a execução da Justiça. Mas, se você
não estiver em um templo sério, e a entidade travestida ou disfarçada de Exú
aceitar o seu pedido... Bom, quando esta vida terminar, e você for para o outro
lado... Você será apenas cobrado!
As Pombo-Giras
O termo
Pombo-Gira é corruptela do termo "Bombogira" que significa em Nagô,
Exu. A
origem do termo Pomba-Gira, também é encontrada na história.No passado, ocorreu uma
luta entre a ordem dórica e a ordem iônica. A primeira guardava a tradição e
seus puros conhecimentos. Já a iônica tinha-os totalmente deturpados. O símbolo
desta ordem era uma pomba-vermelha, a pomba de Yona. Como estes contribuíram
para a deturpação da tradição e foi uma ordem formada em sua maioria por
mulheres, daí a associação.
Se Exu já é
mal interpretado, confundindo-o com o Diabo, quem dirá a Pomba-Gira? Dizem que
Pomba-Gira é uma mulher da rua, uma prostituta. Que Pomba-Gira é mulher de Sete
Exus! As distorções e preconceitos são características dos seres humanos, quando
eles não entendem corretamente algo, querendo trazer ou materializar conceitos
abstratos, distorcendo-os.
Pombo-Gira é um Exu Feminino, na verdade, dos Sete Exus Chefes de Legião,
apenas um Exu é feminino, ou seja, ocorreu uma inversão destes conceitos,
dizendo que a Pombo-gira é mulher de Sete Exus e, por isso,
prostituta.É claro que em alguns casos, podem ocorrer que uma delas, em alguma
encarnação tivesse sido uma prostituta, mas, isso não significa que as
pombo-giras tenham sido todas prostitutas e que assim
agem.
A
sensualidade desenfreada é um dos "sete pecados capitais" que destroem o homem:
a volúpia. Este vicio é alimentado tanto pelos encarnados, quanto pelos
desencarnados, criando um ciclo ininterrupto, caso as pombo-giras não atuassem
neste campo emocional.
As
pombo-giras são grandes magas e conhecedoras das fraquezas humanas. São, como
qualquer exu, executoras da Lei e do Karma. São espíritos alegres e
gostam de conversar sobre a vida. São astutas, pois conhecem a maioria das más
intenções.
Devemos
conhecer cada vez mais o trabalho dos guardiões, pois eles estão do lado da Lei
e não contra ela. Vamos encará-los de maneira racional e não como bichos-papões.
Eles estão sempre dispostos ao esclarecimento. Através de uma conversa franca,
honesta e respeitosa, podemos aprender muito com eles.
Exu-Mirim
Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas
entidades tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos
lugares, duvidar - se muito da existência deles. Na verdade, Exu Mirim é mais
uma linha de esquerda dentro do ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exu e
Pomba-gira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu
Mirim é proceder como em casas que não aceita - se Exu e Pomba-gira, mas que a
partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, “se
sem Exu não se faz nada, sem Exu Mirim menos ainda”.
O Exu–Mirim
nos traz situações e “complicações” para que estimulados possamos vencer essas
situações e evoluirmos como espíritos humanos.
Dentro
da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o Orixá – Mistério Exu, mas
sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por espíritos humanos
assentados a esquerda dos Orixás. Também assim fazemos com o mistério Exu–Mirim,
pois o acessamos através da linha de trabalho Exu–Mirim, formada por espíritos
ligados a essa divindade regente.
Podemos dizer
que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins como os Pretos - velhos
estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.
Trazem
nomes simbólicos análogos aos dos “Exus - adultos”, demonstrando seu campo de
atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos Exus - Mirins
ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha, Porteirinha, ligados
ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta, ligados à água: Lodinho,
Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros, chegando ao ponto de termos Exus
- Mirins atuando em cada uma das Sete Linhas de
Umbanda.
Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos
Exus e Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando
trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam
– se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga
(normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela
bicolor vermelha/preta, etc.
Uma
força muito grande que Exu–Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida
(fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e
“enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem
trabalhos ou forças “negativas” que estejam atuando contra nós,
“desocultando-as” e acabando com essas atuações.
A Umbanda vai além da manifestação de espíritos
desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes
inacessíveis a espíritos humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e
energias que os outros guias espirituais não têm.
Lembrem
– se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade” não importando
a forma ou o jeito de sua manifestação.Para aqueles que sentirem –
se afim com a força e tiverem respeito, com certeza em Exu – Mirim verão uma
linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as
outras.
*Débora Caparica é
médium do Terreiro Tio Antonio e membro do Conselho Editorial do
site
Fontes de
pesquisa:
Curso de Umbanda Sociedade Espiritualista Mata
VirgemLivro O Guardião da Meia-Noite de
Rubens Saraceni
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