(Este texto é
parte integrante do material de apoio do curso online "Oferendas na
Umbanda", veja abaixo sobre o curso)
O fumo, Tabaco, é considerado uma "Erva de Poder", usada
há milênios pelos povos indígenas, considerado sagrado com larga utilização em
seus trabalhos de cura, pajelança e xamanismo.
"Tudo que é sagrado traz o divino e as virtudes para nossas
vidas, sempre que profanamos algo sagrado atraímos a dor e o vício."
Assim, o mesmo tabaco que cura em seu aspecto sagrado também vicia
e traz a dor quando utilizado de forma profana. Industrializado no formato de
cigarro, o fumo traz além da nicotina mais de 4.250 outros agentes tóxicos,
prejudicial à saúde, sendo causador de várias doenças, o câncer entre elas.
Resultado do uso profano...
Algo muito parecido acontece com o Álcool que como "Bebida de
Poder" atrai forças e poderes das divindades, também utilizado para curas.
Dentro do conceito elemental, o fumo é o vegetal que traz os
elementos terra e água, quando utilizado no fumo e defumação traz os elementos
ar e fogo. Resumindo, o fumo é uma defumação direcionada, que traz além do
vegetal os quatro elementos básicos (terra, água, ar e fogo) para trabalhos de
magia prática.
O Sopro por si só traz efeitos terapêuticos e espirituais muito
valorosos e eficazes nos trabalhos de cura e limpeza, que somado ao poder das
ervas é potencializado muitas vezes em resultados largamente vistos durante os
trabalhos de Umbanda.
O Álcool é do elemento água, provindo de um vegetal (a cana), que
se sustenta na terra, altamente volátil no ar e considerado o "fogo líquido",
de fácil combustão.
Tanto o Fumo quanto o álcool são utilizados para desagregar
energia negativa, queimar larvas e miasmas astrais e, no caso do álcool, para
desinfetar e limpar no externo e no interno já que pode ser ingerido. Logo, as
entidades de Umbanda não têm vício e nem apego a esses elementos, não bebem
além de alguns poucos goles e nem tragam a fumaça que é manipulada apenas.
Alguns guias chegam a cuspir em recipientes adequados, a famosa
"caixinha", que fica ao seu lado,para neste ato evitar ao máximo a
ingestão da nicotina e de outros elementos que não interessam para o trabalho e
muito do que vem pela química industrial.
O Astral tem nos ensinado muitos recursos para evitarmos o uso de
cigarros industrializados no Templo. No reino vegetal, temos ervas de várias
propriedades, que quando combinadas e ativadas (queimadas) tornam-se grandes
condutores energéticos, descarregadores, energizadores e equilibradores.
Então, seguem algumas receitinhas:
Façam charutos para caboclos com as seguintes ervas piladas:
sálvia, alfazema e calêndula, pode ser enrolada na palha, o caboclo aceita esta
receita que é muito boa e funciona tanto quanto um charuto bom e natural, sem a
química.
Para preto velho,faça o fumo de cachimbo com sálvia, alecrim,
folha de café e urucum.
Para Exu, troque o cigarro comum por charutos ou cigarrilhas. Para
Pomba Gira, troque o cigarro por cigarrilha. Temos a opção para Exu de pilar
sálvia, cravo vermelho seco e levante, e para Pomba Gira podemos usar sálvia,
hibisco e rosa vermelha. Cabe a nós facilitarmos o trabalho das entidades.
Erroneamente, algumas pessoas acreditam que Exu tem que beber
garrafas de "marafo" (álcool, água-ardente, pinga), assim como
baianos e outras linhas, pensam que marinheiro "enche a cara" e vem
embriagado, quando sua "embriaguez" é a energia e a vibração do mar
que ele traz.
Os Guias manipulam estas bebidas onde temos para elas o nome de
"curiador" (a bebida correta para cada linha de trabalho), sendo
assim:
. Caboclos bebem cerveja ou água de coco;
. Pretos-velhos bebem café e, em alguns casos, já presenciamos
utilizarem vinho;
. Crianças bebem guaraná e suco de frutas, mas também presenciamos
algumas que tomam outros tipos de refrigerante;
. Baianos bebem água de coco ou batida de coco;
. Boiadeiros bebem cerveja escura;
. Marinheiros bebem rum, e alguns bebem cerveja clara;
. Exus bebem a "marafa" (pinga). Alguns bebem uísque ou
vinho; embora não seja comum, já vimos alguns que bebem cerveja;
. Pombas-Giras bebem champanhe ou sidra.
É imprescindível o "marafo" no trabalho de Exu, mas não
para beber em demasia. A bebida é usada para manipulação magística, é colocada
no ponto, na tronqueira, lavam os instrumentos etc. No caso de Exu, sua
vibração é mais densa, por isso pode-se antes da incorporação passar um pouco
de pinga nas mãos, pés, testa e nuca, assim o médium sentirá sua vibração
baixar, facilitando a conexão da incorporação.
Se numa determinada situação é preciso derrubar mais a vibração orgânica
é quando possivelmente a entidade toma um golinho de "marafo".
Dependendo do trabalho, pode ser preciso ingerir mais, com a intenção de
manipular e canalizar esta energia, nada além disso.
Uma outra função da bebida, muito usada pelas linhas da direita, é
usá-la como o "contraste", usado pela medicina tradicional.
Quando algum problema de ordem física está ocorrendo, eles
magnetizam a bebida, tal como vinho, água de coco, água pura, batida etc., e
pedem para o consulente ingerir uma pequena quantidade, aí eles conseguem
visualizar outras coisas no organismo, é como um check-up mais apurado.
Mas atenção: se tiver preto-velho virando garrafas de vinho,
baianos matando litros de batida, então algo está fora da doutrina e da
educação mediúnica.
Umbanda é Luz, e onde não houver bom senso e ética, não tem
Umbanda.
Um forte abraço a todos e muita luz.
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