Apos 10 anos de trabalhos, o Terreiro da Vó Benedita, aprova seu Regulamento Interno.
Ate hoje não tinhamos ainda nosso regulamento, pois a Vó Benedita não queria isso.
Mas por orientação dela e do Caboclo das Sete Encruzilhadas, apos algumas pesquisas na internet e em outros terreiros, em especial o de meus amigos queridos Luiz e Silene da Unidos em Oxala de Valinhos, onde usei o regulamento deles por base ao nosso,hoje estamos felizes por te-lo aprovado.
Regulamento Interno
MANUAL
DE CONDUTA E PROCEDIMENTOS PARA OS TRABALHOS DO “TERREIRO DE UMBANDA VÓ
BENEDITA DO CONGO”
Este regulamento tem como objetivo apresentar
procedimentos praticados por este Terreiro e aos frequentadores do Terreiro de
Umbanda da Vó Benedita do Congo, sendo estes consulentes frequentes ou apenas
simpatizantes e visitantes eventuais. Desta forma mostramos que podemos
praticar uma Umbanda com critérios e diretrizes bem direcionadas e focadas para
o único propósito que é a Caridade.
O TERREIRO DE UMBANDA VÓ BENEDITA DO CONGO, não se
presta a prática de magia-negra e quaisquer costumes que firam os princípios
legais vigentes no país.
Também não faz uso de métodos de adivinhações por
meio de búzios, runas, tarôs, etc., bem como não atende interesses financeiros
e casos amorosos.
As consultas espirituais ocorrem somente nos dias e
horários determinados no calendário de trabalhos.
As pessoas que buscam auxílio espiritual favor
comparecer trajando roupas discretas, de preferência brancas, afinal é um local
santo e religioso.
O Templo aceita doações de alimentos não perecíveis,
caixas de leite, materiais de limpeza, roupas e calçados, que serão devidamente
encaminhados para casas de auxílio a pessoas necessitadas.
O médium ou cambone que ingressar na corrente
recebera antecipadamente um Regulamento Interno com todos os itens relativos
aos procedimentos e regras do Terreiro.
O regulamento tem como objetivo padronizar e
orientar no que diz respeito à conduta e comportamento dos médiuns e participantes
do TERREIRO DE UMBANDA VÓ
BENEDITA DO CONGO.
Acreditamos que desta forma conseguiremos a
harmonização em relação ao Rito e que sejam exemplos dentro e fora das
dependências do Terreiro, pois somos a imagem gerada da nossa religião e de
nossa essência e fundamentos na sociedade.
Estrutura
Organizacional do TERREIRO DE UMBANDA VÓ BENEDITA DO
CONGO.
1. Saudações:
Muitas
pessoas perguntam o que significam e o motivo pelo qual fazemos as habituais
saudações quando chegamos ao terreiro. A assistência, médiuns iniciantes e até
mesmo alguns mais antigos têm muitas duvidas sobre o assunto e às vezes acabam
copiando gestos de outras pessoas ou fazendo tudo no automático. Na realidade
este ato de saudar quando se entra em um terreiro deve ser feito com muito
respeito e, principalmente, com muita sinceridade, pois neste momento estaremos
saudando as Forças que sustentam aquela casa, todos os trabalhos realizados ali
e o próprio médium. É por isso que é bom prestar bastante atenção neste ato
aparentemente simples, mas que faz toda a diferença, e é por isso também que
acho importante entendermos um pouco mais sobre ele. Vamos lá?
Primeiramente, logo na entrada do
terreiro, devemos saudar as Forças dos Senhores Guardiões e das Senhoras
Guardiãs assentadas na Tronqueira. É neste momento que agradecemos a permissão
de nossa entrada naquela Casa Santa, o recolhimento e encaminhamento de
espíritos negativos que é realizado no ato desta “simples” saudação,
agradecemos também a guarda, a força e a proteção que eles realizam. Em um segundo
momento Saudamos a Firmeza do Terreiro o Congá e o Altar, local
Sagrado de um Centro que deve ser respeitado, pois é onde se realiza a grande
troca de energia, vale lembrar que as irradiações Divinas estão sendo
projetadas sobre todos aqueles que reconhecem o Poder Divino. O ato de “Bater
Cabeça” não deve ser um costume, mas sim uma atitude de reverência diante do
Sagrado, afinal de contas, é nessa hora que comungamos com nossos papais
e mamães Orixás pedindo que mantenham nossos olhos e ouvidos fechados para o
ciúme, o egoísmo, a inveja, a intriga e a curiosidade que alimenta a fofoca,
mas que mantenham nossos corações e mentes abertos para o amor, a fé, a
compaixão, a esperança, o discernimento, a sabedoria e a paciência, que
mantenham também nosso espírito purificado e iluminado para que assim possamos
ser bons instrumentos de Deus, da Lei e da Justiça. É o momento de agradecer
por essa oportunidade única e excelsa que temos de estar diante do Poder
Divino.
Feito isso devemos saudar e tomar a
benção de seu Pai e Mãe Espiritual ou Pai e Mãe Pequena, ou de ambos se for o
caso.
Quando isso ocorre, o filho está reconhecendo seu Pai Espiritual como o
detentor dos conhecimentos da Lei de Umbanda e como seu orientador, aquele que
o conduzirá, sustentará e protegerá dentro da doutrina religiosa umbandista.
Tomar a Benção é um procedimento de reconhecimento de Grau e de respeito à
hierarquia, uma vez que o Pai Espiritual é a voz, a força, o representante e o
intermediário dos Orixás aqui no plano material. É escolhido e preparado pelas
próprias Forças Divinas, pois, se assim não fosse, não conseguiria sustentar
uma gira ou realizar um desenvolvimento. Cada Centro tem a sua forma de saudar
o Pai Espiritual, mas a saudação mais comum é aquela em que o médium toma entre
suas mãos a mão de seu Pai Espiritual, a beija respeitosamente, leva-a até a
sua testa e a beija novamente. Este ato representa que o médium reconhece
aquelas mãos como sagradas e o seu desejo de que estas mãos preparadas o
conduzam aos serviços de Deus ajudando-o a adquirir conhecimentos sagrados. No
momento em que o médium pede “Dai-me, Pai, a sua benção” ele está saudando
acima de tudo a Trindade Divina e sendo abençoado por Olorum, por Oxalá e por
Ifá.
As mesmas atitudes e saudações
devem ser realizadas ao sair do Terreiro, uma vez que após todo um trabalho
estaremos saindo do sagrado em direção ao profano.
2. DIAS, HORÁRIOS E LINHAS DE
TRABALHO.
·
As
giras ocorrerão as Quartas e Sextas com horário de início para atendimento aos
consulentes as 20h00min e com término previsto para encerramento as 23h00min, e
aos Sábados as 19h00min e termino as 22h00min; Trabalhos de cura serão sempre
as 20h00min da segunda feira após o sábado que tivermos trabalho de Preto
Velho, as pessoas serão indicadas durante o mês para esse trabalho. Não serão
atendidas pessoas que não forem aos trabalhos no mês.
·
A
entrega das fichas aos consulentes se inicia uma hora antes do inicio do
trabalho e será permitida a entrada até uma hora e meia após o inicio dos
trabalhos. Após esse horário não serão mais atendidos;
·
As
linhas de trabalho de cada dia serão definidas pelos guias e dirigentes
espirituais. O calendário de gira pode ser alterado sem prévio aviso.
· No Sábado que houver
trabalho de Caboclo iremos fazer gira de desenvolvimento, com a presença de um
dos Pais de Santo, um dos Pais Pequenos e apenas os médiuns em desenvolvimento
e seus cambonos. A partir das 15h00min ate as 17h00min.
3. PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS DO
CORPO MEDIÚNICO (CAMBONES, Curimbeiros e Médiuns Preparados);
A pontualidade é antes de tudo, uma questão de
educação para com a assistência, com os irmãos de corrente e de
comprometimento, seriedade e responsabilidade com sua religião.
·
Chegar
com no mínimo 30 minutos antes do inicio da gira;
·
Antes
do início da gira, deverá ser pedida a benção a todos dirigentes (Pais/Mãe
Santo e Pais/Mães Pequenas).
Procedimentos que devem ser seguidos sempre que
houver uma reunião para giras espirituais (incluindo gira de desenvolvimento)
·
Isenção
de relacionamento sexual nas 24 horas que antecedem o início dos trabalhos
(normalidade após encerramento da gira);
·
Não
ingerir nas 24 horas que antecedem o trabalho, produto de origem animal, isto
inclui Carne de Porco e Carne Bovina – Peixe e Frango estão liberados até mesmo
para o dia do trabalho;
·
Proibida
ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo as consideradas “sem álcool” nas horas
que antecedem o trabalho;
·
Banho
de ervas (ex. manjericão, alecrim, hortelã, levante, arruda, etc.) antes e
depois dos trabalhos / gira;
·
Vale
lembrar: O Congá deverá estar limpo, sem restos de fósforos, velas, sem nenhum
tipo de bebidas alcoólicas e com luz (vela/lamparina). Isto é o mínimo
esperado.
·
Todos os médiuns devem trazer consigo em todos os trabalhos além
das roupas brancas, uma sacolinha contendo toalha branca (pano de cabeça),
velas, uma caixa de fósforos e tudo que suas entidades necessitarem para
trabalhar.
·
Auxiliar os médiuns em desenvolvimento e os guias incorporados.
·
Cantar, bater palmas e saldar todos os guias com muito respeito.
Anjo da Guarda
·
Todos os médiuns devem estar com a vela do seu Anjo da Guarda
sempre acesa em casa e antes de cada trabalho.
Casinha de Exu
·
Acesso permitido somente aos médiuns guardiões ou cambones, com
autorização previa do guia chefe em terra.
Velas Para o Congá
Vela do
Congá é de obrigação da casa, que aceita doações.
Festas e Comemorações
·
Os médiuns obrigatoriamente deverão participar em todas as
festas, além de sua presença, com contribuições e organização para que as
mesmas sejam concluídas satisfatoriamente. O médium que faltar a uma
comemoração sem justificativa será excluído dos trabalhos.
Crianças no Trabalho
·
O médium que vier acompanhado de seus filhos menores aos
trabalhos, deve ter uma pessoa responsável para que os mesmos não atrapalhem o
bom andamento do culto. O mesmo procedimento estende-se á assistência.
Alerta aos Médiuns da Corrente
·
Traga todos seus problemas para nós juntarmos com vários outros
que existem na assistência e juntos vamos pedir a Deus que tenha piedade de nós
e que estes problemas não atrapalhe nossa concentração para tentarmos fazer a
caridade.
4. VESTIMENTAS PARA AS GIRAS.
·
Homens:
Calça branca, camiseta branca (abaixo da linha de cintura);
·
Mulheres:
Camiseta branca ou Abada Branco, saia;
·
Toalha
de cabeça para todos.
**A roupa
de trabalho deverá obrigatoriamente estar limpa e passada**
5.
VESTIMENTAS
ADEQUADAS DE CONSULENTES.
·
Esperamos
que os consulentes estejam trajados com roupas adequadas. Não queremos que as
vestimentas causem constrangimento ou mesmo desrespeito ao próximo. Evitar os
seguintes modelos de roupas: DECOTES EXTRAVAGANTES, SAIAS CURTAS, BERMUDAS OU
SHORTS TRANSPARENTES, BONÉS, CAMISETAS REGATAS, BERMUDAS MODELO “SURFISTA”.
·
Tudo
isso para que ao sentar-se não fiquem a mostra algumas partes do corpo ou peças
intimas.
6.
USO
DE GUIAS e MATERIAIS.
·
Materiais
pedidos pelas entidades como guias, chapéus e ornamentos deverão ser consultados
os dirigentes ou suas entidades que comandam os trabalhos antes de comprar. O
importante é a finalidade e não a de “mostrar ou mesmo enfeitar o médium”;
·
AOS
MÉDIUNS EM DESENVOLVIMENTO: Não é aconselhável sair comprando tudo que a
entidade pede (guias, punhal, flecha, pulseira, perfume, etc.) sem a devida
conversa com os dirigentes.
7. PROCEDIMENTOS DURANTE OS
TRABALHOS.
·
Iniciar
os passes pelas crianças (exceção quando orientado pelos guias);
·
Não
puxar nenhum guia de consulente sem ter necessidade alguma;
·
Não
dar bebida, comida, cigarro, charuto, etc. sem autorização, para as entidades
de médiuns que estão em desenvolvimento ou de consulente autorizado a
incorporar;
·
As
entidades/médiuns/cambones da casa têm pleno direito e o dever de pedir para a
entidade do “consulente desincorporar” caso haja exagero por algum motivo;
·
Se
uma pessoa da assistência estiver necessitando de cuidados da corrente mediúnica,
comunicar ao Oga, que por sua vez irá comunicar às entidades que estiverem
comandando os trabalhos;
·
Em
hipótese alguma chame pessoas da assistência para desenvolvê-las ou passar
recados. Se um médium ou guia achar que o procedimento é necessário deverá
pedir o consentimento do guia-chefe dos trabalhos; A pessoa após tomar o passe
com o Guia não devera passar por outros Guias sem permissão dos chefes da Gira.
·
Membros
de nossa corrente quando forem a outro dia de trabalho que não seja o seu,
deverão ser atendidas por ultimo, salvo motivos como doença, gravidez ou
horário de ônibus. E não devem participar da gira em respeito aos membros do
dia.
·
Não
será permitida a escolha de passe e em caso de tratamento que for pedido
retorno, o cambone responsável conversará com os dirigentes/ Ogã.
8.
Atos e Atitudes inaceitáveis
Não serão aceitas de forma
alguma as atitudes abaixo, pois se algum médium incorporado ou não, for pego
fazendo o contrário será excluído imediatamente.
1.
Trabalhos de Amarração (Cabe a Deus julgar se
o casal merece ou não ficar juntos)
2.
Trabalhos de Demanda (Simples!!! Se dois não
querem um não briga)
3.
Trabalhos de Feitiçaria Para Prejudicar Um
Irmão (Como já foi provado, não leva ninguém a nada e sempre a maior parte
volta pra cima de quem mandou)
4.
Trabalhos de Descarrego Fora do Terreiro (Só
na própria residência)
5.
Visita a Outro Terreiro (Só com autorização
prévia ou acompanhado pelo Zelador de Santo)
6.
Trabalhos em Cemitérios ou Encruzilhadas (Só
com autorização prévia ou acompanhado pelo Zelador de Santo)
7.
Trabalhos Com Sacrifícios de Animais
(Trabalhamos em pró da vida, não em tirar, a não ser para nos alimentarmos)
9. Orgulho e Vaidade em Excesso
·
Não somos maiores ou melhores do que ninguém, mesmo sabendo que
uma entidade que nos incorporou, foi intercessor de alguma coisa boa na vida de
um irmão. Pois se você não se lembra o primeiro nome a ser clamado é o de Deus
nosso Sr. Jesus Cristo, então cabe a ele toda honra e toda gloria. E só pra
lembrar!! Cada vez que você fala eu fiz, com certeza você perde muito.
10. APÓS OS TRABALHOS.
O médium de incorporação deverá:
·
Recolher
todo o material utilizado durante os trabalhos, recolocando-os em seus devidos
lugares, inclusive os bancos utilizados;
·
Levantar
o ponto riscado de sua entidade, caso essa já não tenha feito;
·
Providenciar
o despacho dos elementos que foram consagrados durante os trabalhos pelos seus
guias e de acordo com as instruções fornecidas por eles;
·
OBRIGATÓRIA
à participação de todos na sua turma de limpeza do terreiro;
LEMBRETE : Cambone não é empregado de médium e nem da entidade.
11. CAMBONES.
·
O
material utilizado pelo cambone (prancheta, lápis, pano, etc., deverá ser
guardado após o término da gira);
·
Não
puxar os guias de médiuns em desenvolvimento durante os trabalhos. Para isto
existirá o trabalho e/ou momento adequado para o desenvolvimento;
Obrigações:
·
É
responsabilidade dos cambones observarem e fazerem cumprir, na íntegra, as
normas estabelecidas;
·
Acompanhar
a entidade no momento da desincorporação e em todos os momentos do trabalho;
·
Os
cambones devem estar cientes de que, quando o médium que ele irá cambonar
estiver incorporado, o que vier a acontecer entre a entidade e o consulente
será de sua responsabilidade. Por isso devemos trabalhar numa mesma sintonia e
vibração, o que acarretará na evolução espiritual de todos;
·
Caso
o consulente esteja vestido inadequadamente, ou seja, roupa decotada, saia
curta, camiseta regata, fornecer um avental ou mesmo uma camiseta disponível
para este fim ou até mesmo não permitir que adentre ao Congá solicitando que
venha com vestimentas adequadas em outra gira, sempre evitando chamar a atenção
do público presente. Em casos de reincidência do consulente, poderá até mesmo proibir
sua entrada no Congá.
12. PONTOS.
·
É
obrigatório saber e cantar todos os pontos envolvidos nos trabalhos;
13. VISITAS A OUTROS TERREIROS.
Não é proibida a visita a outros terreiros, mas quando for realizado
se comportar da seguinte maneira:
·
Ao
chegar se apresentar como médium de outra casa;
·
Não é
permitido em hipótese alguma aos membros da corrente procurar qualquer tipo de
"serviço" onde se desvenda o futuro, leiam-se cartas ou coisa do
tipo, caso queiram fazer coisas desse tipo favor se afastar de nossa casa.
·
Avisar
aos chefes da casa que ira fazer a visita;
·
Respeitar
a casa que visita e seus participantes e principalmente seus dirigentes;
14. MATERIAL DE ENTIDADES.
·
Cada
médium é responsável pelo material de trabalho de suas entidades (charutos,
cigarros);
·
Não
é permitido entrar com garrafa de bebida alcoólica de qualquer entidade dentro
do Congá durante a gira.
15. FALTAS E ATRASOS.
·
O
médium que tiver faltas sucessivas e consecutivas sem justificativas ou sem
prévio aviso poderá ser afastado e ter que permanecer na assistência por um
período. Somente irá retornar para a corrente após conversar e apresentar uma
justificativa convincente. Isso porque contamos com todos os médiuns todas as
Quartas, Sextas e Sábados e a responsabilidade espiritual é grande além do
compromisso assumido perante aos consulentes;
·
No
caso de haver a necessidade de faltar, basta avisar preferencialmente com 48
horas de antecedência através de e-mail, telefone, mensagem da ausência;
·
É
aceitável o médium chegar atrasado desde que tenha um motivo justo (por
exemplo, estar trabalhando/ estudando). A ocorrência frequente nesse item pode
ser passível de avaliação de conduta.
16. LICENÇAS, AFASTAMENTOS e DESLIGAMENTOS
DEFINITIVOS.
·
Para
solicitar um afastamento o médium deverá conversar com os dirigentes (Pai e Mãe
de Santo);
·
Para
o desligamento definitivo do Corpo mediúnico deve-se pedir para os Guias Chefes
(Preto Velho) e entregar uma carta de solicitação de desligamento aos Pais da
Casa.
17. MENSALIDADES E RESPONSABILIDADE FINANCEIRA.
·
Os
médiuns da corrente deverão contribuir mensalmente com um valor que será
estipulado em reunião da diretoria, cujo propósito desta contribuição, será a
manutenção do espaço físico bem como materiais necessários ao funcionamento dos
trabalhos. Os comprovantes de despesas podem ser solicitados a responsável pela
tesouraria do terreiro. Lembramos e ressaltamos que o valor é unicamente
destinado ao espaço físico (aluguel, luz, água) e materiais (velas, incensos,
defumadores, entre outros).
18. POSTURAS
Nunca realize uma incorporação por motivos como:
·
Exibição;
·
Para
dar recados pessoais;
·
Chamar
atenção para problemas pessoais;
·
Falar
a uma pessoa o que você não tem coragem de dizer pessoalmente ou para falar de
terceiros.
IMPORTANTE
·
Manter
a amizade e respeito com todos (médiuns e consulentes);
·
Evitar
fofocas, brincadeiras inapropriadas, palavrões e mal entendidos, principalmente
dentro do terreiro;
·
Estar
sempre vestido com roupas limpas e passadas na gira;
·
Portar-se
com respeito e silêncio dentro dos templos, que são espaços consagrados às
divindades e aos rituais religiosos praticados dentro da Umbanda;
·
Somos
todos adultos e estamos dentro de uma religião, portanto, não deverão existir
comentários, discussões ou mesmo sugestões individuais sobre os trabalhos
tentando causar intrigas ou conflitos a respeito da condução dos trabalhos.
Caso tenha alguma sugestão, levar e falar diretamente com os chefes de terreiro
que são os responsáveis pela condução do mesmo;
·
Não
existe em nosso, meio a necessidade de esconder-se atrás de bilhetes, ou caixas
de sugestões, pois somos abertos ao diálogo;
·
Para
fazer parte do corpo mediúnico será obrigatório o cumprimento de todos os itens
do Regulamento Interno e Estatuto, além de ter a autorização com os guias que
comandam a corrente Espiritual da casa.
·
Quando
algum membro da corrente precisar sair mais cedo, não interromper o atendimento
de nenhum Guia para se despedir
·
Qualquer
atitude dos membros infringindo o regulamento será punido conforme decisão dos três
dirigentes do terreiro.
·
Qualquer
outra atitude não condizente com a Casa e que não constar no regulamento, fica
a critério do “Dirigente Espiritual” do terreiro, nomeado pela Vó Benedita do
Congo.
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